Regulamento Circuito Nordestino Clássico

Confira aqui, o Regulamento completo do circuito Nordestino de Xadrez Clássico para Deficientes visuais.


    CIRCUITO NORDESTINO DE XADREZ PARA DEFICIENTES VISUAIS 2020 Versão 2020.1

    FEDERAÇÃO NORDESTINA DE XADREZ PARA DEFICIENTES VISUAIS

    Conteúdo
    INTRODUÇÃO

    REGULAMENTO GERAL FNXDV 2020

    CAPÍTULO I ­ CONDIÇÕES GERAIS.

    Art. 1 º OBJETIVO.

    Art. 2 º PARTICIPANTES.

    Art. 3 º O COMITÊ ORGANIZADOR.

    Art. 4 º ORGANIZADORES.

    Art. 5 º DIVULGAÇÃO.

    Art. 6 º PREMISSAS PARA TODOS OS TORNEIOS VÁLIDOS PELO FNXDV.

    CAPÍTULO II - DOS ABERTOS DO NORDESTE.

    CAPÍTULO III ­ FASE FINAL.

    Art. 7º OBJETIVO.

    Art. 8º DOS FINALISTAS.

    Art. 9º INSCRIÇÕES E PREMIAÇÕES.

    Art. 10º FORMA DE DISPUTA.

    INTRODUÇÃO

    O Circuito Nordestino de Xadrez Para Deficientes Visuais- FNXDV é uma iniciativa dos enxadristas com deficiência visual da a Região nordeste Iniciada neste ano de 2019, que tem por objetivo:

    a. O resgate do Campeonato Nordestino na modalidade Adaptada; b. Valorizar os diversos torneios Adaptados realizados contingencialmente; c. Incentivar a participação de enxadristas em toda a Região e; d. Aumentar o intercâmbio entre os jogadores mais fortes e os jovens talentos, levando sempre em consideração a realidade da nossa Região, com o intuito de difundir a prática do xadrez pelas grandes dimensões da nossa Região e conciliar as principais dialéticas do xadrez nordestino: Capital x Interior; Elitização x Popularização; Competição x Lazer; e) Classificar jogadores para a final do Campeonato Nordestino de Xadrez Adaptado.

    Para motivar a participação, a ideia é de proporcionar aos melhores do circuito uma final especial. Todo ano se buscará realizar a final em um estado diferente oferecendo, dentro do possível, condições especiais para os finalistas.

    REGULAMENTO GERAL FNXDV 2020

    CAPÍTULO I ­ CONDIÇÕES GERAIS e Objetivos

    Art. 1º O Circuito Nordestino de Xadrez Adaptado (FNXDV) será realizado em duas fases: A primeira FASE CLASSIFICATÓRIA composta por 3 etapas e a segunda a FASE FINAL, denominada rei do tabuleiro.

    I - O FNXDV é aberto e visa classificar e apontar jogadores de toda a região para a Fase Final, desde que atenda às exigências deste regulamento e seus anexos. II - O vencedor da Fase Final será o Campeão Nordestino.

    Art. 2º Poderão participar dos torneios da FNXDV qualquer enxadrista com deficiência visual, cadastrado ou não, desde que, comprovem residência fixa no nordeste

    Art. 3º Qualquer pessoa poderá organizar eventos válidos pelo FNXDV, desde que tenha seu projeto aprovado pela Diretoria Administrativa;

    Art. 4º Serão meios utilizados pela FNXDV para divulgação de suas atividades: a. O site oficial da FNXDV:; b. Fanpage e grupo da FNXDV no Facebook; Parágrafo Único: Meios de comunicação como emissoras de rádios, jornais, revistas, televisão, carros de propaganda volante e outros meios poderão eventualmente ser utilizados.

    Art. 5º A organização/realização das provas será de responsabilidade do COMITÊ ORGANIZADOR e/ou dos ORGANIZADORES certificados pela FNXDV, que poderão criar regulamentos próprios, desde que não violem nenhuma regra estabelecida pela FNXDV.

    O andamento do torneio será regido pelas Leis da FIDE (Federação Internacional de Xadrez) e pelo que dispuser este regulamento e seus anexos; A taxa de inscrição fica a critério do ORGANIZADOR, desde que não ultrapasse o previsto no caderno de encargos da FNXDV. IV. PREMIAÇÕES: Deverá ser outorgadas, no mínimo, premiações em medalhas para os três primeiros colocados, demais premiações a cargo da organização do evento O tempo de reflexão padrão será: a. Para relógios digitais: 60 minutos + 15 segundos de acréscimos. b. Para relógios analógicos: 75 minutos nocaute as outras modalidades de xadrez ocorrerá mediante resolução da Diretoria Administrativa; No que Diz respeito ao emparceiramento, deverá ser utilizado programa apropriado, tais como: o software Swiss Perfect 98 ou Swiss Manager. Para a ordem inicial dos jogadores deverá ser utilizado o Rating FNXDV Para critério de desempates: 1. Confronto direto; 2. Buchholz; 3. Escore Progressivo: 4. Median-Buchholz (corte menor score, se o software permitir) 4. Sonneborn-Berger. OS PARTICIPANTES: a. É de inteira responsabilidade do jogador a apresentação de peças, tabuleiro e relógios em padrão oficial e em perfeito estado de funcionamento;

    CAPÍTULO II - DOS ABERTOS DO NORDESTE.

    Objetivo: Classificar PELO MENOS SEIS atletas para o Rei do Tabuleiro ´ em caso de desistência classificar os substitutos até o quadro se completar. Classificação: Pontos Obtidos em cada Etapa participada Sistema: Suíço, mínimo de 5 rodadas.

    CAPÍTULO III ­ FASE FINAL

    Art. 7º OBJETIVO A FASE FINAL do FNXDV, correspondente ao Campeonato Nordestino de Xadrez Adaptado, e o campeão desta fase receberá o título de Campeão Nordestino de Xadrez Adaptado. Art. 8º DOS FINALISTAS Só poderão participar do Campeonato Nordestino de Xadrez Adaptado, jogadores que atendam pelo menos um dos seguintes critérios: a. O Campeão Nordestino de Xadrez Adaptado do ano anterior; b. Os Classificados no Circuito; Art. 9 º INSCRIÇÕES E PREMIAÇÕES A premiação não tem valor determinado e será fixada em época oportuna pelo COMITÊ ORGANIZADOR. Parágrafo ÚNICO: Todos os finalistas deverão confirmar sua participação, mediante inscrição no site e pagamento da inscrição, até o prazo estipulado pela organização. Se assim não o fizerem serão imediatamente substituídos. Art. 10 º FORMA DE DISPUTA Emparceiramento: Suring todos contra todos, Cadência: 75 minutos KO (relógio analógico), ritmo 60 com 15 (digital) Disposições Finais e Transitórias.
  1. Baixe o Regulamento Completo Clicando aqui.
  2. Voltar a página inicial. Fale conosco.